Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

"œAs Severinas" leva música irreverente ao palco do Festival Artes de Março

O festival continua enaltecendo o som do sertão, com o talento de artistas que mostram essa diversidade cultural.

09/03/2016 08:47

Depois da abertura em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Festival Artes de Março dá continuidade a sua programação. Na primeira noite, quem subiu ao palco foi a cantora Irah Caldeira apresentou um show de forró tradicional e músicas românticas. Hoje (09) quem anima o público no Teresina Shopping é o grupo As Severinas formado por Isabelly Moreira, Monique D’Angelo e Marília Correia.

“As Severinas” completou um ano no último mês de junho. Todas as componentes são do Sertão do Pajeú, em Pernambuco, e levam a música regional na veia. O grupo é reconhecido pelo jeito particular animar o público. O jeito irreverente do grupo é aliado à espontaneidade e o ritmo nordestino.

"O grupo surgiu com o intuito de repassar essa cultura com inovações, para não cantar apenas Luiz Gonzaga. Por isso pegamos artistas de outros ritmos, como Vander Lee e Chico Buarque, e mudamos os arranjos, damos essa roupagem nova para dar acessibilidade para o público jovem. Nós mesmos temos 19 anos, somos do interior e queremos cultivar essas raízes", afirma Isabelly Moreira.

Além de músicas, o show das jovens também é marcado por declamações de poesias de poetas populares, como Chico Pedrosa, Greg Marinho, Bio de Crisanto e Lourival Batista. Elas também escolhem textos mais livres, como de Fernando Pessoa.

Os shows do festival continuam até o dia 19 de março. Ainda nessa semana o público poderá conferir as apresentações de Bia Marinho e “Em Canto e Poesia” composto pelos artistas Antônio Marinho, Greg Marinho e Miguel Marinho; Naeno Rocha, um dos compositores piauienses mais conhecidos e Agda Moura e Vates e Violas.

Na próxima semana a programação conta com um concerto da Orquestra Sanfônica Seu Dominguinhos e do cantor Santana que tem como grande fonte inspiradora o estilo imortal de Luiz Gonzaga. Os artistas locais Soraya Castelo Branco, Gonzaga Lu, Vavá Ribeiro e Carol Costa sobem ao palco para uma homenagem ao artista Xico Bizerra. Nesta edição, o Artes de Março traz também Maciel Melo cantando grandes sucessos, com destaque para o “Xote do cabloco sonhador”, música popularizada nas vozes de Fagner e Flávio José. Flávio Leandro, Beto Brito, Orquestra Funffec de Cordas e Grupo de Chorinho fecham a programação de shows do festival.

Em 2016 a proposta do Artes de Março é valorizar tanto intérpretes como grandes compositores da cultura nordestina através do tema “Pelos Sertões”. O maior evento de cultura do Piauí será realizado até 31 de março no mal do Teresina Shopping, e trará grandes atrações nacionais e regionais para shows musicais, recital e exposições.


Por: Yuri Ribeiro - Jornal O DIA
Mais sobre: